Proposta de Trabalho 3 - A Cor: Memória descritiva
Projecto 1
Através da quantidade de cores vermelhas e castanhas, e da predominância de tons quentes, associamos imediatamente a primeira imagem a um cenário de Outono, calmo e triste. As emoções transmitidas são de melancolia e envelhecimento. O caminho, no qual se centra a composição, parece abandonado e esquecido.
Mas se alterarmos o padrão de cores da composição, isto é, alterar os tons de vermelho e castanho para tons de verde, o sentido da imagem altera-se por completo. Imediatamente, associamos o verde à Primavera, o que só por si altera as emoções que são transmitidas pela imagem.
A concepção deste projecto foi muito simples, não tendo sido necessário recorrer a ferramentas de selecção. A técnica utilizada neste exemplo passou por apenas 2 ferramentas do Photoshop.
1. Replace Color: Seleccionando o vermelho escuro (tom mais predominante na imagem original), foi substituído por um verde escuro.
2. Color Balance: Usada para suavizar a intensidade dos verdes, e torna-los um pouco mais próximos da realidade. Acrescentou-se um pouco de vermelho na imagem.
Projecto 2
O título desta imagem, retirada do blog pessoal do fotógrafo Mehrdad Garousi, é “Solidão”.
Embora a disposição dos elementos na imagem desempenhem um papel fulcral na passagem da mensagem desta fotografia, a ausência da variedade de cor também influencia a atribuição de significado.
Colorindo esta imagem, obtemos um cenário muito mais alegre e trivial, que retira à imagem a carga pesada que o autor lhe atribuiu. Assim, o modelo que antes olhava pela janela numa expressão solitária, triste e resignada, na segunda imagem transmite mistério e inocência, como quem espera por alguém.
Neste exemplo, recorreu-se ao "Polygonal tool" para seleccionar as diferentes partes que iriam ser pintadas. Como a selecção nunca é exacta, criaram-se "Layer Masks" para apagar os bocados que ficavam pintados acidentalmente ou que tínhamos mais dificuldade em separar da selecção. No que respeita à técnica de colorir, e para não alterar as texturas da imagem, recorreu-se sempre a quatro ferramentas: "Replace Color", "Color Balance", "Hue/Saturation" e "Channel Mixer".
A primeira alteração foi pintar a parede numa tonalidade quente, o que desde logo removia grande parte da frieza da imagem. De seguida, as roupas da modelo e o tom da sua pele. Por fim, foram pintadas as cortinas e a janela.
Projecto 3
O poster do filme “The Spirit”, realizado por Frank Miller, apresenta características distintas deste autor, como o contraste preto e branco e o vermelho a realçar o título do filme e a gravata do personagem, envolvendo toda a composição num ambiente sombrio, negro e violento. Estas características são auxiliadas pelo misticismo à volta do sujeito no poster, e pelas palavras que aparecem sobre as habitações. Toda a composição é notavelmente fria, crua e tenebrosa.
Contudo, se colorirmos a imagem, esta perde muita da sua imponência, dando-lhe um aspecto mais infantil e até folclórico. Enquanto a primeira imagem mostra bem o cenário do filme, virado para um público mais adulto, a segunda revela um panorama mais leve e não tão violento. Com a mudança da cor do título do filme para amarelo, este perde algum do seu carácter mais sanguinário, apesar de certos elementos como a escuridão e a figura da personagem central do filme, não perderem o seu sentido com a colocação de tons mais coloridos.
Neste projecto, usamos sobretudo a opção “Variations” para colorir o poster e iluminar alguns elementos. Conseguimos assim uma imagem mais viva, alegre e virada para um público mais jovem.
















