quinta-feira, 16 de junho de 2011

Infografia na actualidade

Vivemos num mundo em constante comunicação, sempre ligado – na “Aldeia Global” do sociólogo Marshall McLuhan. Pelas facilidades tecnológicas disponíveis na actualidade (que serão cada vez maiores) a oferta de informação é abundante, diversificada, confusa, esmagadora… Estas facilidades enraizaram determinadas características nos nossos modos de vida, que levaram à actual sociedade generalizada do imediato, do “aqui e agora” ou do “right now” globalizado. E não descuramos esta particularidade no que toca à nossa informação – à necessidade de estarmos constantemente a par do que se passa no “nosso mundo” e no Mundo e ao consumo dessa mesma informação que nos é bombardeada todos os dias, quando nem sempre temos tempo ou espaço para aprofundar assuntos que pretendemos compreender.
            No contexto deste Mundo – o Mundo info-incluído da actualidade – a informação precisou de se adaptar. Existe uma necessidade de aplicar as máximas jornalísticas às práticas de hoje - a informação pede ser clara, facilmente entendida, veiculada ao e compreendida por o maior numero de pessoas possível, da melhor forma possível - ou seja, com eficiência. A infografia é uma resposta a estas realidades e necessidades. Diz Venkatesh Rajamanickam: “(…) jornalistas e comunicadores em geral abraçaram a infografia para ajudar a audiência [(os leitores)] a compreender a sua intenção de um modo mais rápido e inteligente.”. Mas o que é a infografia?
            A infografia é, em termos latos, a representação visual ou gráfica de informação para facilitação da compreensão dos leitores. Segundo Alberto Cairo, consiste na “(…) arte de descrever e transmitir quantidades substanciais de informação através de visualizações”. Esta área é o produto da junção de duas disciplinas diferentes: o design de informação e o jornalismo. Geralmente, é percepcionada como gráficos, mapas e diagramas que acompanham um texto para ilustrar e melhor explicar o que já vem escrito. Neste sentido, esta área existe e é explorada, de uma maneira ou de outra, desde o início dos média. Mas hoje em dia transformou-se em algo totalmente diferente. Com o nascimento e aperfeiçoamento da Internet, surgiu a infografia online - a mais recente forma de criação infográfica. Esta aproveita todas as tecnologias disponíveis para a criação – para além do design de informação, da ilustração, da cartografia e da fotografia, a interactividade também está presente nesta produção multimédia, envolvendo assim o leitor e personalizando a informação (o que facilita sempre a compreensão da mesma).
Para além da vertente tecnológica, a criação infográfica evoluiu no seguimento de uma mudança de atitude por parte dos seus criadores, que vem do crescente interesse que tem havido no sentido de estudar, compreender e aperfeiçoar a produção de infografias. A sua qualidade não passa só pela evolução na forma como são criadas mas também na forma como são pensadas. Existe um aumento na importância dada ao conhecimento do leitor e das suas características que levou à compreensão da supremacia da visão nos sentidos do ser humano e das implicações que isso tem em termos de entendimento de informação: “(…) compreendemos muitas coisas melhor se forem explicadas visualmente (…)” diz-nos Alberto Cairo. Por isso, realça-se que “No desenho de infografias, a aplicação de um estilo gráfico não é tão importante como dar uma forma gráfica ao conteúdo em si, com uma compreensão de como esse conteúdo é percepcionado e processado por uma audiência.”, segundo Venkatesh Rajamanickam.
Exemplo de uma Infografia retirada de http://www.princeton.edu/~ina/infographics/index.html

INFOGRAFIA - Projecto Final


O upload do blogger comprime a imagem com perdas de qualidade.

Deixo aqui o link para o download da original (1,4mb)