sábado, 19 de março de 2011

Memória Descritiva do Projecto

 A ideia de criar uma composição visual, juntando as 7 palavras por nós propostas: perfect, hell, wings, feather, skin, eye e hurt, levou-nos a conceptualizar um projecto centrado no corpo humano, em particular no feminino, que remete para a palavra perfect, skin e até mesmo para angel

Após uma pesquisa, a imagem escolhida para constituir a base da composição foi esta:



Começou-se, então, por fazer um crop à imagem original, para trabalhar com medidas aproximadas às da imagem final. Um dos erros cometidos noutras tentativas, foi o de trabalhar uma imagem rectangular como se fosse aquele o formato final, e depois ter de efectuar um crop, transformando num quadrado uma imagem que não estava pensada e que nem funcionava como tal.

Após o crop, o primeiro passo foi trabalhar o fundo. A ideia era fundir o fundo da imagem original (a parede verde) com uma imagem de um corredor que termina num portão (que sugere a entrada para o inferno e remete para uma das nossas palavras - Hell). Para que isto fosse possível, era necessário remover a modelo daquela layer, para que a modelo ficasse "por cima", ou melhor, à frente, do fundo.


 Recorrendo a ferramentas de selecção realizou-se essa tarefa. Uma vez removida a modelo foi possível fundir a imagem original com a imagem do corredor, sobrepondo as duas e utilizando o "blend mode" disponível nas "blending options" do Photoshop. O resultado foi este:



O próximo passo foi acrescentar os dois elementos seguintes: as asas e a tatuagem do olho.


As asas:
Começou-se por "recortá-las" do fundo branco que as rodeava e de seguida foram incluídas no projecto, numa nova layer. Criou-se uma nova instância desta layer para que se pudesse aplicar um filtro, neste caso o "blur" para que as asas se misturassem, isto é, se integrassem de forma suave com corpo da modelo evitando diferenças bruscas de nitidez. Por fim, foram colocadas no local desejado (com o move tool).
Com este passo pretendeu-se dar voz a duas das palavras: "feather" e "wings".

A tatuagem do olho:
Uma vez recortado do fundo branco da imagem original, foi transportado para o projecto, para uma nova layer. Recorrendo a ferramentas como o blend mode, o blur, entre outras, moldou-se o olho ao corpo da mulher, mais concretamente às costas, para que parecesse uma tatuagem. Com este passo pretendeu-se dar voz a duas das palavras: "eye" e "skin". É de sublinhar, no entanto, que o objectivo do trabalho foi criar um cenário à volta das 7 palavras e não uma imagem desconexa, com 7 elementos diferentes e desintegrados. Após este passo a imagem estava assim:


Por fim, recorreu-se às manchas de sangue para sugerir a "dor" na imagem. A interpretação é individual, mas é latente a sugestão de um tanto de dor física e psicológica de quem "está às portas do inferno". Assim como o desespero sentido pelo corpo "angelical", retirado do seu "habitat natural".

Convém que tenhamos sempre presente que o limite não está no céu mas sim nas competências técnicas de que dispomos e por isso nem sempre é possível criar o efeito desejado.

Foi o caso das gotas de sange, que embora reservem alguma semelhança com o seu referente, não são uma aproximação tão fiel do real, quanto gostaríamos. Ainda assim, fez-se várias tentativas e esta acabou por ser a melhor.


A técnica empregue foi simples, recortar as manchas de sangue desta imagem e fundi-las com o nosso projecto. Mais uma vez, recorrendo ao "blend mode" e a pequenos ajustes de imagem. Na imagem vemos duas possíveis alternativas para esta fase final do trabalho.

A escolhida acabou por ser a do lado esquerdo, e a imagem final é esta:






E aqui em forma círcular: